Foto: CPTM
CPTM

Três trens da série 2500 devem entrar em operação neste mês, diz CPTM

Os trens da série 2500 foram adquiridos para prestar serviços na Linha 13-Jade, que liga o Aeroporto de Guarulhos com a malha metroferroviária. O TUE CRRC – Série 2500, foi construído pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa.

O primeiro chegou no Brasil em setembro de 2019 e o último, em janeiro de 2020. No entanto, apenas uma unidade presta serviços desde 03 de Fevereiro de 2020.

Mas, em um novo cronograma de entrega, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, em nota ao Via Trolebus, diz que mais três unidades devem entrar em operação ainda em outubro.

Foto: CPTM

Fase final de testes em julho

Em julho, conforme revelou o VT, as composições estavam em fase final de testes, o que indicava a entrada em breve na operação. Mas a pandemia acabou atrasando os trabalhos. “Os sete trens da série 2500 que foram adquiridos pela CPTM para operar na Linha 13-Jade e que ainda não entraram em operação estão em fase final de testes de comissionamento, seguindo cronograma do Consórcio Temoinsa Syfang, empresa chinesa responsável pela fabricação, transporte e treinamento para os operadores das composições” – diz nota da operadora.

Trem diferenciado

YouTube video

Equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. 

Foto: CPTM

Mas a nova frota dispõe de itens diferentes das demais:

Contador de acesso nas portas

Trata-se de um dispositivo instalado em cada uma das portas que fica na parte superior.

Foto: Diário dos Trilhos

Bagageiros

Aquele que talvez seja o maior diferencial dos trens da série 2500. Estão localizados na parte superior do carro e nas pontas. Serão úteis aos passageiros que vão até o Aeroporto.

Foto: Diário dos Trilhos
Foto: Diário dos Trilhos

Bancos de metal

Os assentos nos trens são diferenciados. Os materiais são composto de uma espécie de metal.

Foto: Diário dos Trilhos

Mapas em display de led

Ao invés de um adesivo em cima das portas, o 2500 conta com um display de led com o mapa da linha e informações.

Abertura de portas pelo passageiro

Existe um botão em cada porta que serve para o passageiro abrir o equipamento. O sistema é usado, por exemplo, no VLT da baixada Santista. Mas a CPTM não deve usar o sistema a princípio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus