A cidade de Munique, na Alemanha, está testando um novo ônibus elétrico articulado alongado. Trata-se do modelo Mercedes-Benz CapaCity, com quatro eixos e piso baixo para uso urbano, que é construído em série pela subsidiária da Daimler EvoBus desde abril de 2007.
O veículo foi projetado para linhas com grande número de passageiros e possui 176 a 193 assentos, dos quais 37 a 45 sentados e 133 a 156 em pé. A primeira geração, construída até o início de 2015, tem 19,54 m de comprimento e três ou quatro portas.
O de Munique é um pouco maior, com 19,7 metros, sendo quase dois metros mais comprido que um ônibus articulado convencional. Pode acomodar, no entanto, cerca de 115 passageiros. Ou seja, maior que cabe menos, por uma escolha da operadora em manter o layout interno mais espaçoso.
“O ônibus articulado extralongo é uma alternativa para as rotas onde os ônibus articulados normais atingem o limite de capacidade. Os “trens de ônibus” certamente poderiam remediar esta situação. No entanto, não há perspectiva de trens de ônibus serem eletrificados em um futuro próximo. O “CapaCity” oferece essa perspectiva ”, afirma Info Wortmann, CEO da Münchner Verkehrsgesellschaft – MV, a empresa municipal responsável pela operação de transporte público em Munique.
O ônibus-trem em que Wortmann se refere, é um coletivo com dois segmentos, conforme imagem abaixo: