A ligação metroviária que atende o extremo sul de São Paulo completou 18 anos nesta semana. A Linha 5-Lilás, em seu trecho inicial, entre Capão Redondo e Largo Treze, com 8,4 km e seis novas estações, foi entregue em 20 de outubro de 2002.
O fato foi lembrando pelas rede sociais do Metrô em uma publicação do tipo TBT:
#tbt Nesta semana, a Linha 5-Lilás completou 18 anos. O trecho inicial, entre Capão Redondo e Largo Treze, com 8,4km e seis novas estações, foi construído pela CPTM, mas a operação a cargo do Metrô. Hoje conta 20,1 km e 17 estações e desde agosto/2018 é operada pela ViaMobilidade pic.twitter.com/q9sZvkulJH
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) October 22, 2020
Era da CPTM
O que pouca gente sabe é que o primeiro eixo foi idealizado e construído pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, denominada “Linha G”. Em 2001, a administração estadual transferiu a operação da linha para a Companhia do Metropolitano de São Paulo, passando a chamar-se “Linha 5–Lilás”.
“Nada a lugar nenhum”
Durante muito tempo, setores da imprensa tratavam o eixo de transporte como “linha que não ligava nada a lugar nenhum”. O fato se dava por conta da Linha 5 estar desconectada com o resto da malha. Mas em 2008, já transportava quase 150 mil passageiros diários.
Com as novas integrações e novas estações, sobretudo com a chegada da Linha em Santa Cruz e Chácara Klabin, o eixo de transporte passou a marca dos 600 mil passageiros diários.
No futuro
Há planos de extensão nas duas pontas: ao sul, de levar a Linha para o Jardim Ângela e ao norte, até a estação Ipiranga da CPTM. Não há prazos para as construções dos dois prolongamentos, mas há tratativas com a ViaMobilidade, atual operadora do ramal, de extensão do primeiro trecho mencionado.
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