Foto: Benjámin Zelki
Metrô SP

Linha 1 do Metrô de SP vai ganhar 16 novos trens e 3-Vermelha outros seis

O projeto de lei nº 653, de 2020, enviado à Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo governo estadual, pede a autorização para a obtenção de recursos externos visando o financiamento de aquisição de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo, além de seguir com as obras de ampliação da linha 2-Verde [Vila Madalena – Vila Prudente].

Deste lote novo de novas composições, 22 trens serão para expansão do eixo metroviário que passa por debaixo da Avenida Paulista, que está sendo expandida da Vila Prudente até a Penha.

Estação Sé | Foto: Renato Lobo – Via Trolebus

Já os demais 22, 16 deles serão para a Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara] e seis para a Linha 3-Vermelha [Palmeiras–Barra Funda – Corinthians–Itaquera]. O incremento na frota nestas duas ligações será possível graças a implantação do novo sistema de sinalização, o CBTC. Mais carros significará menor intervalo.

A entrega da Linha 2 até a Penha é prevista até 2026. Já o CBTC, na Linha 1-Azul do Metrô foi adiado para fevereiro de 2021. Na Linha 3-Vermelha continua o prazo para julho de 2021.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus