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Ônibus

Filipinas vai usar ônibus com cinco segmentos articulados

Um ônibus articulado conta com dois segmentos, e o biarticulado, três. Um veículo com cinco poderia ser chamado de um tetra-articulado?

O Hybrid Electric Road Train (HERT), chamado de Trem Híbrido Elétrico Rodoviário, é um veículo híbrido com cinco segmentos, que foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia das Filipinas para uso no transporte público.

Jornais locais dão conta de que o grande veículo deve voltar as ruas, desta vez na cidade de Isabela, a segunda maior província das Filipinas em área territorial localizada na região do Vale Cagayan em Luzon.

Após testes em outras localidades, o trem-ônibus foi considerado um projeto lucrativo com base nos resultados financeiros e econômicos análises realizadas pela Isabela State University. Há ainda intenção de fabricar o veículo em quantidades.

O ônibus é um híbrido, ou seja, movido a a diesel e eletricidade, por um gerador com 260 baterias. Conta com cinco segmentos, todos eles com ar-condicionado. Mede 40 metros de comprimento e tem uma velocidade máxima de 50 km/h. Dos cinco segmentos, quatro dos vagões do trem são destinados ao transporte de passageiros, enquanto um ônibus solitário hospeda o motor. Cada ônibus tem capacidade para 60 pessoas, com capacidade total de 240 passageiros por viagem.

Apesar do grande tamanho, e da quantidade de carros acoplado, o trem-ônibus leva menos passageiros que os modelos biarticulados. O modelo da Volvo, o Gran Artic 300, com 30 metros de comprimento conta com capacidade para transportar 300 passageiros. O AutoTram Extra Grand, produzido na Europa por empresas regionais, entre elas a Man, conta com 30,7 metros de comprimento e capacidade máxima de 256 passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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