As obras na estação Vila Sônia chegaram no estágio de instalação de equipamentos e acabamentos, e os bloqueios, popularmente conhecidos como catracas, começaram a ser instalados na parada final da Linha 4-Amarela. A informação é do presidente da empresa, Silvani Pereira, nas redes sociais.
Serão ao todo 17 bloqueios, sendo 15 tipo tripé e 2 com portas de vidro. Chama a atenção de novas estações conterem o equipamento tradicional, uma vez que a partir de 2010, com a entrega da estação Sacomã na Linha 2, as novas paradas passaram a ter os novos bloqueios de vidro.
As escolhas das peças convencionais em estações terminais é feita prevendo um grande fluxo de usuários, e as peças do modelo mais antigo são mais ágeis nos embarques. Em Butantã, os vidros foram substituídos por roletas.
E a entrega?
Com previsão de abertura para o primeiro semestre de 2021 da estação Vila Sônia, o Metrô tem uma data para entregar a parada à concessionária ViaQuatro. De acordo com Relatório de Empreendimentos – Julho/2020, no site da operadora, a meta de repassar o local para gestão privada em março de 2021.
A entrega para a concessionária não significa operações imediatas, já que testes e treinamentos devem ser feitos. Mas pode indicar uma data aproximada, com semanas de diferença.
As obras físicas estão previstas para serem finalizadas ainda neste ano, em dezembro.