A Hiroshima Rapid Transit Co concedeu à Mitsubishi Heavy Industries Engineering um contrato para fornecer mais 13 trens sobre pneus de borracha para operação na cidade.
Não é tão comum ver aquisições de sistemas de metrô com rodas deste tipo, mas há alguns sistemas no mundo que operam desta forma.
A primeira ideia para o desenvolvimento de veículos ferroviários a circular com pneus foi apresentada pelo escocês Robert William Thomson, que é o inventor original do pneu. Na sua patente de 1846, ele descreve os seus ‘pneus aéreos’ como sendo igualmente adequado para a ferrovia.
A tecnologia foi aplicada pela primeira vez no Metrô de Paris no período pós-guerra, tendo sido desenvolvido pela Michelin, que forneceu os pneus e sistema de guiamento, em colaboração com a Renault, que forneceu os veículos. Além das duas cidades, algumas linhas do Metrô da Cidade do México, e de Santiago do Chile também integram o time.
Vantagens e desvantagens
Sistemas sobre pneus contam com maior aceleração, menor distância de travagem, permitindo colocar mais comboios na mesma via. A capacidade de subir ou descer rampas com inclinação até 13%.
Mas nem tudo são flores para estes tipos de comboios: consomem mais energia, possibilidade de furos – o que não ocorre nas rodas de ferro, maior dissipação de calor. Há também maior poluição.
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