O prazo para instalação do novo sistema de sinalização que controla os trens, o CBTC, na Linha 1-Azul do Metrô foi adiado para fevereiro de 2021. Já na Linha 3-Vermelha continua para julho de 2021. A informação é do presidente da companhia, Silvani Pereira, em suas redes sociais:
Atrasos
O Relatório de Empreendimentos do Metrô de São Paulo datado do mês de junho, firmava o prazo para conclusão da instalação do CBTC na Linha 1-Azul do Metrô em dezembro de 2020. Os documentos anteriores não estabeleciam o mês de finalização dos trabalhos.
Havia a expectativa de que a versão final da funcionalidade estaria disponível no eixo que liga o Jabaquara ao Tucuruvi no mês de agosto.
O CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, segue sendo instalado. Já há testes em trens no eixo entre Tucuruvi e Jabaquara, além de troca de equipamentos na antiga “Leste-Oeste”. Os testes com a composição são feitos durante as madrugadas, em um determinado trecho, segundo apuração do Via Trolebus.
Na nova tecnologia, o intervalo entre trens será reduzido de 125 segundos para 90, o que deve possibilitar a introdução de mais composições.
Entenda o “CBTC”
Os sistema oferece a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.
Especialistas apontam o modelo de gestão das composições como solução para automatizar a movimentação dos trens, e integração do sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
No caso das linhas 1 e 3 do metrô de São Paulo, o CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Atualmente, as linhas 2, 4, 5 e 15 contam com a funcionalidade.