Foto: Estações Ferroviárias
Recordar é viver

Onde ficavam as duas estações de trem desativadas em Itaquera?

Itaquera é um bairro na Zona Leste de São Paulo, com 14 km² e cerca de 205 mil habitantes. É atualmente servida pela Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação de mesmo nome, além de estações da Linha 11-Coral, entre elas a que atende a mesma parada do metrô, e Dom Bosco e José Bonifácio.

Mas até os anos 2000, o bairro contava com outras duas paradas ferroviárias: a Itaquera antiga e a Quinze de novembro. A via férrea no sentido de Mogi das Cruzes, após Artur Alvim, seguia por onde está hoje instalada a Radial Leste até Guaianases e no meio do caminho estavam as duas paradas.

A partir de 2000, com a inauguração do expresso leste, o trecho foi desativado, dando lugar ao eixo subterrâneo.

Itaquera

Era situada na Praça Itaquera, no final da avenida de mesmo nome quando a via chega na Radial Leste. Foi inaugurada em 06 de novembro de 1875. Até 1892, a estação ainda se chamava São Miguel. Na madrugada de 4 de junho de 2004, a Prefeitura demoliu a estação, devido ao trajeto do prolongamento da avenida Radial Leste.

Quinze de Novembro

Ficava na Vila Progresso, bem próximo à Praça Jauarapa também onde passa hoje a Radial Leste. Foi entregue mais tarde que a Itaquera, em 29 de julho de 1926. De acordo com o site Estações Ferroviárias, quando a ferrovia chegou na região em 1876, a Vila Progresso ainda era a Fazenda Figueira Grande.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus