A CRRC Corporation Limited é uma fabricante chinesa de trens de capital aberto, sendo a maior fabricante mundial de material rodante em termos de receita. Para o Brasil, a produtora já forneceu composições para a CPTM (série 2500) e para SuperVia (série 3000).
Mas a gigante agora aposta em um outro tipo de veículo para o transporte coletivo: um ônibus elétrico. A empresa postou em suas redes sociais projeções de seu novo produto:
The electric bus (Digital-rail Rapid Transit) is developed by #CRRC Puzhen Company. The bus composed of 3 carriages and measuring 30.5 meters in total can carry 302 passengers and has a top speed of 70km/h. The ‘track’ it runs on is low cost, maintenance-free, and very reliable pic.twitter.com/erjQ3BKbrJ
— CRRC Corporation Ltd (@CRRC_global) September 14, 2020
O chamado “Digital-rail Rapid Transit” conta com 3 sessões e duas articulações, sendo portanto um biarticulado. Não é o maior do mundo, perdendo 20 centímetros para o modelo da AutoTram Extra Grand, produzido na Europa por empresas regionais, entre elas a Man, que conta com com 30,7 metros de comprimento e capacidade máxima de 256 passageiros.
O chinês mede 30,5 metros no total, mas pode transportar até 302 passageiros, sendo portanto de maior capacidade do mundo, deixando para trás os modelos da BYD, com o K12A, um ônibus articulado duplo de 27 metros puramente elétrico. O da CRRC também leva mais usuários que os grandalhões da Volvo (dois a mais).
Pode operar com velocidade máxima de 70km/h. É totalmente piso baixo, o condutor fica alocado na parte central frontal, e o interior é bastante parecido com um trem, conforme as imagens a seguir:
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