No dia 17 de janeiro, o governo estadual anunciava a retomada das obras da Linha 2-Verde, da Vila Prudente até a Penha, e a notícia animava passageiros, sobretudo da Zona Leste de São Paulo com mais um eixo de transporte de massa para atender a adensada região.
Os canteiros começaram a ser preparados em março, conforme noticiou o Via Trolebus, e vias começaram a ser interditada em junho.
Passados oito meses do anúncio de retomada, as obras físicas de fato ainda não começaram, e equipes do consórcio construtor seguem na prospecção e estudos do solo. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira em suas redes sociais, logo serão iniciadas as atividades, sem um prazo concreto para os trabalhos.
Já a tuneladora, o famoso tatuzão, de acordo com o site Metrô/CPTM, está em processo de compra pelo construtor. O equipamento deve perfurar os túneis entre o estacionamento rapadura e a Vila Prudente, em um primeiro momento, e depois entre a Penha e de volta ao estacionamento de trens.
Prazos
A previsão é que a expansão até Penha seja concluída em 2026, conectando o ramal à Linha 3-Vermelha. Os trabalhos vão envolver a construção de mais 8,3 km e oito novas estações:
Serão investidos R$ 6 bilhões em recursos exclusivos do Estado. O novo trecho deve acrescentar 300 mil passageiros por dia na Linha 2-Verde, e com isso, a demanda total deve ser de 1,1 milhão.
Há planos sem uma data certa de levar o eixo metroviário da Penha rumo a Guarulhos, na futura estação Dutra, em conexão com a futura linha 19-Celeste.
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