Bogotá é conhecida mundialmente por seu sistema de corredores de ônibus do tipo Bus Rapid Transit – BRT, mas o governo local está implantando um projeto de Metrô para dar conta do recado, e duas gigantes do setor ferroviário devem fornecer o material rodante.
Sobre as obras, o Consorcio Supervisor PLMB foi escolhido pelo Metrô de Bogotá para supervisão de construções do projeto da Linha 1 na capital colombiana. Um outro contrato foi estabelecido em 2019 com o consórcio Apca Transmimetro da China, além da Harbor Engineering Company e Xi’An Metro Company, que prevê o projeto, construção e operação do meio de transporte.
O eixo metroviário terá 23,9 km com 16 estações. Além de fiscalizar as obras, o Consorcio Supervisor PLMB verificará o cumprimento das obrigações contratuais da obra. O grupo é formado por empresas espanholas, mexicanas e colombianas.
Já os trens serão produzidos pela CRRC Changchun e Bombardier, sendo que cada composição terá 140 metros de comprimento e 2,9m de largura, com capacidade para até 1.800 passageiros.
“A assinatura deste contrato de supervisão deixa-nos a um passo de iniciar a execução do contrato de concessão”, disse o Dr. Andrés Escobar, gerente geral do Metrô de Bogotá.