Manutenção do Metrô de SP: à direita, túnel de ligação entre as linhas 1-Azul e 3-Vermelha, após a Liberdade | Foto de Tiago Costa
Metrô SP

Como os trens do Metrô de SP trocam de linha?

Um trem que presta serviços, por exemplo, na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, não é destinado a operar para sempre no eixo metroviário que liga Itaquera e a Barra Funda. A frota G, por exemplo, inicialmente levava passageiros na Linha 2-Verde, e agora presta serviços na linha que era chamada de “Leste-Oeste“. A frota H, da unidade H52 até a H58, anteriormente operavam na Linha 1-Azul, e agora operam na Linha 3.

Foto: Fly2Blue

Para esse intercâmbio, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha contam com três “enlaces” que são intercâmbios entre as vias férreas.

Entre linhas 1 e 3

No sentido Tucuruvi entre as estações Japão-Liberdade e Sé, um túnel que parte a direita, liga com a via na Linha 3-Vermelha no sentido Itaquera, antes do elevado que dá acesso a estação Pedro II.

Entre linhas 1 e 2

No sentido Jabaquara da Linha 1-Azul, entre as estações Paraíso e Ana Rosa, e entre Ana Rosa e Vila Mariana, há duas ligações com a Linha 2-Verde, entre Chácara Klabin e Ana Rosa e Ana Rosa e Paraíso, respectivamente.

O trânsito entre trens nas três linhas é possível já que a via férrea conta com bitola de ‎1600 mm. O mesmo não ocorre nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, que contam com bitola ‎1.435 mm. Bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos em uma via férrea.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus