Ônibus

Barcelona fecha pedido para aquisição de oito ônibus movido a hidrogênio

Barcelona deve ter uma frota de ônibus movido a hidrogênio, com uma recente aquisição da CaetanoBus. Serão oito veículos a célula de combustível do modelo Caetano H2.City Gold, que foi oficialmente adjudicada nesta quarta-feira, 23 de setembro de 2020, ao operador municipal de transportes públicos TMB Barcelona.

A informação foi divulgada na plataforma de contratos públicos da Generalitat de Catalunya. A encomenda atribuída à fabricante tem o valor de 6.534.000 euros.

Apresentado na Busworld 2019, o CaetanoBus H2.City Gold está disponível nas versões 10,7 ou 12 metros , variantes LHD e RHD. Os tanques de hidrogênio e a pilha de células de combustível são armazenados no teto do veículo para otimizar o espaço interno.

O modelo tem um alcance de 400 km em uma única recarga. Neste veículo é utilizada uma célula a combustível Toyota de 60 kW, que também se destaca pelo seu motor elétrico com potência nominal de 180 kW, fornecido pela Siemens. Os eixos são da ZF.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus