Vinte e sete países do mundo contam com trens de alta velocidade, com composições que podem chegar a mais de 400 km/h. Os continentes da Ásia e Europa concentram as maiores malhas de composições rápidas que transportam passageiros e cargas. Neste material em texto e em vídeo (acima) listamos as 10 maiores de trens de alta velocidade divididas por país. A lista leva em conta serviços com velocidade de 200 km/h ou mais. É baseada em dados da UIC (International Union of Railways:
10 – Coréia do Sul
São ao todo 1,104.5 km de trilhos para trens rápidos, com previsão de mais 425 km em breve. A velocidade máxima para trens em serviço regular é atualmente de 305 km/h, embora a infraestrutura seja projetada para 350 km/h. O material rodante foi baseado no TGV da Alstom e foi parcialmente construído na Coréia.
9 – Turquia
Apesar de contar com 621 km de extensão, sua expansão fará com que o país ultrapasse os 2 mil km de trilhos para serviços rápidos. Há na região o YHT, serviço ferroviário de alta velocidade na Turquia, com dois tipos de modelos de trem operando a velocidades de até 250 km/h ou 300 km/h .
8 – Itália
Com 1,467 km de extensão, a ferrovia de alta velocidade na Itália consiste em duas linhas que conectam a maioria das principais cidades do país. A primeira linha conecta Torino a Salerno via Milão, Bolonha, Florença, Roma e Nápoles. Já a segunda vai de Torino a Veneza via Milão. Os trens são operados a uma velocidade máxima de 300 km/h.
7 – Reino Unido
A ferrovia de alta velocidade no Reino Unido conta com quatro linhas ferroviárias atualizadas operando em velocidades máximas 200 km/h. São ao todo 1,527 km de trilhos.
6 – Suécia
Na Suécia, muitos trens operam a 200 km/h. Os tipos de composições que atualmente atingem essa velocidade incluem os trens inclináveis X2 para longas distâncias, além de trens regionais de dois andares. São ao todo 1,706 km de trilhos para serviços rápidos.
5 – Japão
São ao todo 2,764 km de serviços rápidos de trem. Os trens-bala Shinkansen são a maneira mais rápida e conveniente de descobrir o Japão. A rede Japan Rail (JR) conta com composições que atingem uma velocidade máxima de 320 km/h.
4 – França
A primeira linha ferroviária francesa de alta velocidade foi inaugurada em 1981, entre os subúrbios de Paris e Lyon. Naquela época, era a única linha ferroviária de alta velocidade da Europa. Em julho de 2017, a rede ferroviária francesa de alta velocidade chegou a 2.647 km além de 670 km estão em construção.
3 – Alemanha
O ICE (InterCity Express) é um trem de alta velocidade que conecta todas as principais cidades da Alemanha. Com velocidades de até 300 km h, esta é uma das formas mais rápidas de viajar entre cidades como Berlim, Hamburgo e Colônia. São 3500 km de linhas, entre as operacionais e as em construção.
2 – Espanha
O serviço ferroviário de alta velocidade na Espanha é operado pela Renfe, a empresa ferroviária nacional espanhola, a velocidades de até 310 km/h. Em agosto de 2017, o sistema AVE espanhol se tornou a rede mais longa da Europa com 3.240 km e a segunda maior do mundo.
1 – China
São 35.000 de trilhos de alta velocidade, e em um futuro próximo a grande malha deve ficar maior, com mais de 38 mil km. Em 2008, a abertura da linha de alta velocidade com 118 km entre Beijing e Tianjin, que coincidiu com os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, marcou o início de um período frenético de expansão de trens de alta velocidade na China.