Metrô

Alstom entrega sistemas e trens para a Linha 3 do Metrô de Guadalajara

A Linha 3 da rede Metrô de Guadalajara foi entregue com potencial de transportar cerca de 230.000 passageiros por dia. O eixo de transporte cobre cerca de 21 quilômetros e passa por 18 estações através das cidades de Zapopan, Guadalajara e Tlaquepaque (México). A operação ficará a cargo do SITEUR (Sistema del Tren Eléctrico Urbano – Sistema de Trem Elétrico Urbano), operador local.

Em 2014, a Alstom foi selecionada pela Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT – Ministério da Comunicação e Transporte) para fornecer um sistema integrado para a extensão do meio de transporte. O projeto, que representa um investimento de quase 330 milhões de euros (com 240 milhões de euros para a Alstom), irá melhorar os serviços de mobilidade para residentes em todo o Estado de Jalisco, proporcionando benefícios sociais e econômicos significativos.

“A linha 3 foi projetada para ser 100% acessível a todos, com espaços para pessoas com deficiência dentro dos carros e infraestrutura dedicada em todas as estações. A linha é um exemplo de um sistema de transporte moderno e inclusivo que oferece aos passageiros uma experiência de viagem confiável, segura e confortável, mantendo-se ambientalmente sustentável”, disse Maite Ramos, Diretora Geral da Alstom México.

“Parabenizamos todos os envolvidos na inauguração deste projeto tão importante para Jalisco. Sem dúvida, irá beneficiar grandemente todos os residentes do Estado, mudando a forma como viajam e melhorando o seu estilo de vida. O trabalho eficiente da Alstom para realizar este projeto viu a experiência e o compromisso da empresa contribuir para melhorar a qualidade de vida dos moradores e propor segurança completa em suas viagens”, disse Manuel Gomez Parra, Diretor Geral de Desenvolvimento Ferroviário e Multimodal da SCT.

Foram fornecidos 18 trens Metropolis, sistemas de comunicação, subestações de alta tensão e tração e sistemas de controle de tráfego baseados no Urbalis 400, o sistema CBTC da Alstom. Os trens estão equipados com ar-condicionado, videovigilância e sistemas de informações aos passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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