Passageiros estão descontentes com a espera do trem na plataforma de Francisco Morato em direção a Jundiaí. A cada quatro trens que chegam do Brás na estação mais nova da Linha 7-Rubi da CPTM, apenas um segue viagem rumo a Jundiaí. A informação foi dada durante o telejornal Bom dia São Paulo, da TV Globo, que mostrava a longa espera dos usuários nas plataformas.
Desde o dia 17 de setembro, a CPTM eliminou a baldeação em Francisco Morato para os passageiros que se deslocam de Jundiaí para o centro de São Paulo.
O trecho entre Francisco Morato e o Brás conta com maior demanda, na ordem de 435 mil por dia, considerando dados antes da pandemia. Já o eixo entre Francisco Morato e Jundiaí conta com uma demanda de apenas 35 mil passageiros por dia.
O intervalo no trecho de maior demanda é de seis minutos no horário de pico. Já no trecho de menor movimento, a espera na plataforma é de 24 minutos, podendo chegar até 35 minutos nos domingos e feriados.
Coincidência ou não, a Linha 7-Rubi liderou o número de reclamações, de acordo com relatório da ouvidoria da operadora, datada do mês de agosto. Foram 104 queixas, o que representa 42,56% de todas as manifestações no mês passado.