Crédito: Divulgação ViaQuatro
Metrô Metrô SP

Siemens fornece solução de assistência técnica remota a linhas de Metrô em São Paulo e Salvador

A Siemens Mobility divulgou nesta semana que um de seus produtos possibilita resolver problemas remotamente de 1º, 2º e 3º nível de manutenção na infraestrutura de sinalização ferroviária diminuindo a exposição dos técnicos e engenheiros, em tempos de pandemia.

Todo operador metroviário precisa sempre pensar em dois grandes pilares para a operação: Disponibilidade e confiabilidade máxima. Mas por conta da crise sanitária, há a preocupação de proteger os trabalhadores.

O produto contribui, seja no desenvolvimento de um novo produto para garantir padrões de qualidade, ou na assistência remota para a identificação e solução de falhas, no teste e comissionamento realizados virtualmente, ou até mesmo na otimização de suas atividades diárias.

Os eventuais problemas técnicos devem ser solucionados sempre com rapidez a fim de evitar maiores impactos futuros, como a deterioração do sistema, atrasos ou até mesmo a interrupção da operação comercial.

Com o suporte do SIMOS™ Smart Guidance a Siemens Mobility fornece assistência como parceiro para resolução de problemas e consultas técnicas durante todo o ciclo de vida dos sistemas fornecidos pela Siemens Mobility Management – da garantia até o fim da vida útil. O Smart Guidance oferece assistência técnica especializada em assuntos relacionados à operação e manutenção através de nossos especialistas locais e internacionais, disponibilizando todo o know-how da empresa em prol do sistema metro ferroviário do Brasil.

Trabalhamos com a Siemens Mobility em vários campos da operação metroviária e, em tempos de pandemia, a solução do Smart Guidance não só reduz os custos de operação, mas sobretudo protege a saúde dos nossos técnicos e engenheiros em campo”, diz Francisco Pierrini, presidente da ViaQuatro, operadora da Linha 4-Amarela do Metrô.

A solução Smart Guidance da Siemens Mobiity permite que a CCR Metrô Bahia continue tendo o suporte técnico especializado, mesmo em tempos de pandemia. A possibilidade de atendimentos remotos proporciona o suporte técnico necessário para a manutenção dos nossos ativos e, consequentemente, a continuidade do atendimento de excelência para os nossos clientes.”, destaca ainda o presidente da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzalez.

“Estamos felizes por poder implementar esta solução inovadora junto com um parceiro de confiança”, diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility no Brasil. “Com a CCR seguimos desenvolvendo soluções para que o transporte ferroviário fique ainda mais seguro e confiável”, acrescenta.

A plataforma já tem ajudado usuários de mais de 30 países a manter sua operação e manutenção continuamente. A Siemens Mobility já implementou estes serviços em países como Suíça, Holanda e Tailândia e tem potencial de ser ampliado para as funcionalidades de acesso remoto a logs de equipamentos e adicionar recurso visual através de uso de realidade aumentada.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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