YouTube video
Ônibus

São José dos Campos anuncia o “VLP”, corredor de ônibus elétricos articulados

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, seu projeto de ônibus elétrico articulado. Chamado de Veículo Leve sobre Pneus – VLP, o veículo irá trafegar pela Linha Verde, corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste – as mais populosas – bem como a região central.

O fornecimento dos VLPs será pela BYD em parceria com a Marcopolo. Após a homologação, será iniciada a produção em série dos veículos, que devem ser entregues até outubro de 2021.

“São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente do Brasil, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população”, afirmou o diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider.

O modelo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250Km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Entre os principais itens de série do chassi estão a coluna de direção regulável, ajoelhamento bilateral, regulagem de altura, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

“Com essas inovações, o transporte coletivo de São José dos Campos atinge um novo patamar, alinhado às necessidades da mobilidade mundial com relação à proteção da saúde dos passageiros”, afirmou Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus