Na atualização do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, a sub-região oeste da Região metropolitana de São Paulo, foi rebaixada para a fase laranja da quarentena. A área corresponde as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
Mas, segundo apuração do jornal SP1, da TV Globo, os municípios podem avançar de fase, para o estágio amarelo. O anúncio pode ocorrer nesta sexta-feira, 21 de agosto de 2020. As atualizações são feitas a cada 15 dias.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, durante coletiva de imprensa na última sexta-feira, 14 de agosto de 2020, as regiões tiveram melhoras nos índices.
Na última versão do plano São Paulo, a região tinha 57% de ocupação dos leitos de UTI, dado considerado baixo. Mas a taxa de óbito por 100 mil habitantes estava em 1,11, o que acabou rebaixando de fases os municípios.
“Otimista”, diz João Gabardo sobre mudança de fase da quarentena em SP para a verde
O Coordenador Executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, João Gabardo, diz estar “otimista” em relação a mudança de fase de quarentena em municípios do estado, que estejam no estágio amarelo, como a capital paulista e parte da região metropolitana. O anúncio foi na coletiva de imprensa ocorrida na última quarta-feira, 19 de agosto. O estágio é considerado “fase decrescente, com menores restrições”.
Cabardo disse ainda que há uma sensível redução no número de casos de contágio do novo coronavírus, onde somente na cidade de São Paulo, a redução na última semana foi em 35%.
A mudança, no entanto, ainda carece de avaliação de dados, como os índices de ocupação de UTI, casos de transmissões e óbitos.
“Logo, logo”
Em coletiva de imprensa da segunda-feira, 17 de agosto de 2020, a coordenadora do Comitê Econômico do Estado de São Paulo, Ana Carla Abrão, disse que em breve, algumas regiões do estado podem evoluir de fase da quarentena, da amarela para a verde. Ana Carla não estabeleceu data e nem quais regiões, mas disse que a mudança pode ocorrer “logo logo“. De acordo com Ana Carla, 86% da população no estado está em regiões da fase amarela.