Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Qual a estação mais movimentada da CPTM?

Nesta segunda-feira, 25 de agosto, mostramos aqui no Via Trolebus a estação menos movimentada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, pelo menos no mês de julho, segundo relatório “Tabela de Movimentação por Linha – Total de passageiros embarcados por estação em julho/2020″.

Segundo o mesmo documento, outra estação tem o posto de parada com o maior número de passageiros: a estação Brás. No mês passado, foram 2.846.635 passageiros que passaram pelo local.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

O que explica o grande movimento?

O Brás é o ponto de conexão de seis linhas metroferroviárias, sendo que cinco delas são operadas pela CPTM. O ponto de conexão integra as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além do serviço Connect da Linha 13-Jade, sendo que este último está inoperante por conta da pandemia. O Brás também faz a integração com a linha mais lotada do Metrô, que é a 3-Vermelha. Outro fator de engrossa o caldo é o grande comércio nas ruas próximas do bairro.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Em vídeo:

YouTube video

Estação foi forjada com a união de três paradas

A primeira estação foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, e fazia parte da também inaugurada nova estrada de ferro denominada São Paulo Railway Company (SPR), a primeira construída em solo paulista. Juntamente com a ferrovia, a estação chamada de Braz fazia parte do eixo ferroviário que durante muitas décadas transportou café, mercadorias e passageiros, entre o interior, a capital e o porto santista.

Pouco tempo depois, fazendeiros da região do Vale do Paraíba decidiram construir uma ferrovia que levasse a produção de café desta região, até os trilhos da SPR na cidade de São Paulo, então fundaram a Estrada de Ferro do Norte (EFN). Em 6 de novembro de 1875, inauguraram como ponto inicial da ferrovia a Estação do Norte, construída exatamente ao lado da Estação Braz.

Estação Roosevelt – Brás Local: São Paulo – SP Data: 01/1992 Tombo: 50940 Autor: Juca Martins

Posteriormente o eixo ferroviário foi incorporada a ferrovia Central do Brasil, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro.

Já em 1979, foi inaugurada a Estação Brás (com “s”) da Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, junto às duas, e aos poucos as três estações foram se integrando, transformando no local que conhecemos hoje.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus