Foto: Diego MetroFerroviario
CPTM

Qual a estação menos movimentada da CPTM?

Um junho de 2018, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM bateu um recorde de usuários transportados em um único dia: foram 3.096.035 passageiros. Em tempos de pandemia, a demanda chegou a reduzir mais de 80%, mas pouco a pouco, a malha de 273 km de trilhos volta a receber os passageiros. Algumas linhas, como a 11-Coral, já opera com 100% da frota, a medida em setores produtivos voltam às atividades.

Estações como Pinheiros, Brás e Luz registram mais de 1 milhão de entradas de usuários por mês, segundo relatório “Tabela de Movimentação por Linha – Total de passageiros embarcados por estação em julho/2020“. Mas uma parada leva o posição de estação menos movimentada: Santa Terezinha, na Linha 8-Diamante, que no mês passado registrou apenas 23.323 entradas. É uma média de 777 passageiros por dia.

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Da década de 20

A Estação Santa Terezinha foi inaugurada não oficialmente pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) por volta da década de 1920, e auxiliava o Asilo Santa Terezinha, aberto em 25 de agosto de 1923. Em 1951 acabou efetivada como estação.

Mudanças nos planos e subutilização

Em 1971 a EFS é absorvida pela Fepasa que contrata junto ao consórcio Engevix – Sofrerail um plano remodelação do sistema de trens de subúrbio, incluindo a estação Santa Teresinha no primeiro grupo reformas. Do lado norte da estação, a Companhia Estadual de Casas Populares (CECAP) desenvolveu um projeto de um grande conjunto habitacional, de forma que a Fepasa desenvolveu uma passarela de acesso para o futuro empreendimento para atender aos milhares de moradores futuros.

No entanto, a área da CECAP é cedida para a SABESP e incluída no Plano de Saneamento da Grande São Paulo (SANEGRAN). É então erguida a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina (ETE Barueri), o que tornou já em 25 de janeiro de 1979, quando Santa Terezinha foi reinaugurada, uma parada subutilizada.

Planos de desativação

No começo da década falou-se em sua desativação junto com Antonio João, com projetos de substituição por uma nova estação entre as duas paradas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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