Ônibus

Operadoras de ônibus rodoviários que seguirem protocolos de higiene terão selo indicativo

O uso do transporte coletivo pode significar preocupações com a pandemia do novo coronavírus, assim como espaços públicos no geral. Ao mesmo tempo, o deslocamento por ônibus é essencial para o deslocamento nas cidades, inclusive em grandes localidades, pela abrangência nos atendimentos rodoviários.

Com o objetivo de aumentar a segurança e confiança para os viajantes, a ClickBus, plataforma de venda online de passagens rodoviárias, está lançando mais uma medida de enfrentamento à Covid-19. O Selo de Segurança Reforçada é uma forma de garantir o cumprimento e chancelar a qualidade dos procedimentos de higiene, desinfecção dos veículos, jornada com menos contato (que inclui o uso de máscaras, embarque com e-ticket e fornecimento de álcool gel) e orientações efetivas aos passageiros sobre as medidas adotadas pelas empresas operadoras. A medida será fiscalizada a partir de pesquisas com clientes e contato com as empresas de ônibus.

A ação conta com a participação de mais de 100 viações de todo o Brasil, e as empresas que tiverem o selo, devem seguir as recomendações do Ministério do Turismo e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), permitindo que as pessoas que precisam consigam viajar de forma segura e com maior tranquilidade.

E o passageiro vai poder analisar as empresas que estão nos conformes, de acordo com o selo. “Neste início de lançamento já temos mais de 100 empresas de ônibus comprometidas em oferecer as medidas básicas de higiene e segurança para o viajante neste momento de retomada e a ideia é que em breve 100% das empresas do nosso portfólio já tenham aderido também”, afirma Fernando Prado, CEO e fundador da ClickBus.

Foto: Sturm

As principais medidas de segurança avaliadas serão:

  • Limpeza e desinfecção dos veículos, seguindo as medidas do Guia Sanitário de Veículos Terrestres nº 18/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Utilização de estratégias que minimizem o contato entre passageiros no veículo e entre passageiros e profissionais do setor, colocando em prática ao menos duas medidas, entre elas a adoção de e-Ticket, uso de máscaras, luvas e distribuição de álcool gel;
  • Orientação aos viajantes sobre higienização antes de cada viagem, por meio de publicações nas redes sociais, sinalização nas rodoviárias, ou até mesmo cartilhas. Essas são as medidas mínimas para obtenção do Selo, mas muitas empresas de ônibus estão adotando várias outras medidas como marcação de fila de embarque, cabines de desinfecção, medição de temperatura, entre outros.

“Diante do fator estrutural e da importância social da viagem de ônibus no Brasil, e de como o ônibus será fundamental principalmente nas retomadas de atividades, estamos trabalhando todos os dias para que as pessoas tenham mais segurança no transporte rodoviário através de mais cuidado e higienização em todo o processo. Nossa missão é orientar os passageiros, oferecer total apoio e, principalmente, ferramentas de segurança para se deslocarem neste período tão incerto pelo qual passamos. Nesse sentido, o Selo irá trazer inúmeros benefícios e ajuda o setor a cumprir o seu papel de oferecer a segurança e a infraestrutura necessárias. São mais de 150 empresas de ônibus em todo o país e a ClickBus assumiu este papel de unificar, orientar e dar visibilidade das medidas adotadas pelo setor para que viajantes de todo o Brasil tenham mais segurança nas suas viagens”, completa Fernando Prado, CEO da ClickBus.

As empresas de ônibus que participam da iniciativa do Selo de Segurança são:

Sudeste: UTIL, Sampaio, Brisa, Real Expresso, Cometa, 1001, Expresso do Sul, Rápido Ribeirão, Kaissara, Itapemirim, Águia Branca, Santa Cruz, Reunidas Paulista, Penha, Expresso União, Itamarati, Princesa do Norte, Empresa Cruz, Manoel Rodrigues, Breda, Expresso Luxo, Piracicabana, Pássaro Marron, Litorânea, Ingatur, Cidade do Aço, VB Transportes, Valle Sul, Lirabus, Rápido Campinas, Ouro Verde, Rápido Sumaré, Andorinha, Gardênia, Expresso Transpen, Expresso Joia, Guerino Seiscento, Paraibuna, Pássaro Verde, Setelagoano, São Bento, Rodoviário São Bento, Serro, Sertaneja, Teresópolis, Ultra Transportes, Rápido Brasil e Unida Mansur.

Nordeste: Expresso Guanabara, Rápido Federal, Progresso, Viação Cruzeiro, Fretcar, Rota Transportes, Cidade Sol, Brasileiro, Princesa dos Inhamuns, Viação Total, Real Alagoas.

Norte: Petroacre, IPE Transportes e Boa Esperança.

Centro-oeste: Rotas do Triângulo, Viação Estrela, Nacional Expresso, Alfa Luz, Expresso Araguari, Eucatur, Nova Integração, Serra Azul, Motta, Satélite Norte, Expresso São Luiz, Marajó, Transbrasiliana, Verde Transportes, Áries Transportes, Viação Eldorado, Transjaó, Sol Nascente, Xavante e Rio Novo.

Sul: Catarinense, Garcia, Brasil Sul, Princesa do Ivaí, Expresso Maringá, Planalto, Lopes Sul, Ouro e Prata, TTL Turismo, Pluma, Princesa dos Campos, Cantelle, Reunidas Turismo, Reunidas, Real T Turismo, Santo Anjo, Unesul, União de Araranguá, Viação Graciosa, Graciosa Transportes, Cerro Azul e União Santa Cruz.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus