Foto: Renato Lobo
Metrô SP

Metrô vai contratar sondagens de solo para a Linha 20-Rosa [Santa Marina-Santo André]

Projeto de nova linha metroviária que deve ligar a região da Lapa, na estação Santa Marina, até o ABC, na estação prefeito Celso Daniel – Santo André, vai dar mais alguns passos a diante para se tornar realidade, ainda que o início de sua operação esteja distante.

Em uma publicação no Diário Oficial do Estado, o Metrô lança o aviso de licitação para sondagem de solo, superfícies, terrenos e estruturas ao longo do trajeto, com 31 km de extensão e 24 estações. O edital deve ser disponibilizado ainda nesta quarta-feira e a entrega das propostas será no dia 29 de setembro de 2020.

A nova linha deverá transportar cerca 32.000 passageiros por hora e por sentido.  A proposta de traçado mais recente, no entanto, cortou três estações.

O que se sabe sobre a futura Linha 20-Rosa do Metrô?

A região do ABC Paulista é uma das mais povoadas do Estado de São Paulo, e reúne 7 municípios, que somados perfazem uma área de 825 km², e reúnem uma população de mais de 2,5 milhões de habitantes

Atualmente a região conta com a Linha 10-Turquesa da CPTM, e com o corredor São Mateus – Jabaquara, e com e extensão Diadema – Brooklin, mas muito se espera por uma ligação metroviária.

Recentemente o governo do estado cancelou o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze, que faria parte da rede metroferroviária, e anunciou a aprofundamento de estudos da futura Linha 20-Rosa.

Projeto

O novo eixo metroviário já consta em futuros projetos do Metrô há pelo menos 10 anos. Terá como função atender áreas ao sudoeste, sul e sudeste do Município de São Paulo, que são servidas pelos corredores das avenidas Rubem Berta / Washington Luís, Indianópolis, Jabaquara, Rodovia dos Imigrantes, do Cursino, Padre Arlindo Vieira, Taboão, Rodovia Anchieta e Dr. Rudge Ramos e que tem como destino o polo terciário da Avenida Brigadeiro Faria Lima, além das áreas industriais de São Bernardo do Campo.

33 trens e um milhão de passageiros

O trecho metroviário poderá atender a mais de um milhão de passageiros por dia, com projeções para 2034, e 33 trens na frota.

Promessa de 2011

Em 2011, o governo do estado esperava utilizar R$ 2 bilhões para investir na linha segundo recurso de Cepacs – títulos imobiliários oferecidos pela Prefeitura durante a Operação Urbana Faria Lima. Mas de lá para cá pouca coisa saiu do papel.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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