Foto: divulgação Metrô
Recordar é viver

Há 10 anos, Vila Prudente ganhava estação de Metrô

O bairro da Vila Prudente, na Zona Sudeste da capital paulista, ganhava a sua conexão com a malha metroviária no dia 21 de agosto de 2010.

O fato foi lembrado pelas rede sociais da operadora, como TBT:

Atrasos

Como de praxe, a entrega foi postergada algumas vezes, de 2009 para março de 2010, e depois para agosto. O embarque de passageiros na estação, no entanto, só começou dois dias depois, uma segunda-feira. No primeiro dia de operação assistida foram transportados 7,4 mil passageiros em seis horas, sendo que mais de cem pessoas se aglomeravam na porta da estação pouco antes de ela abrir, às 9h30.

Nos primeiros dias, problemas pontuais ocorreram como erros nas aberturas de porta de plataforma e desalinhamento dos trens com as plataformas.

2007-2010

O prazo entre as desapropriações e a inauguração, no entanto, não foi tão longa. Os decretos que tornaram de utilidade pública as áreas dos imóveis foram assinados pelo então governador José Serra (PSDB) no dia 9 de maio de 2007, e publicados no Diário Oficial do dia 10. Eles autorizaram o Metrô a desapropriar as áreas que dariam lugar à estação.

Estação Vila Prudente | Foto: Diego Torres Silvestre

A Estação

Segundo o post do Metrô, entre suas principais características está a arquitetura com cobertura de vidro, que oferece maior iluminação e ventilação naturais. A parada ainda conta com obras de arte por meio de uma estrutura fixada na parede. Trata-se da obra “Sonhos latino-americanos “, um painel com tinta acrílica e óleo sobre tela, madeira, corda e vidro.

Cada vez mais usuários

O movimento nos horários de pico, sobretudo no da manhã, é intenso, inclusive com filas para o embarque. A expectativa, entretanto, não é muito positiva no ponto de vista da lotação. A integração com o monotrilho da Linha 15-Prata deve elevar aos poucos o fluxo de passageiros, além disso, na próxima década a Linha 2-Verde deve ser estendida até a Penha.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus