No dia 17 de dezembro de 1988 era inaugurada a estação Barra Funda, que propiciou a conexão do Metrô com as linhas de trens metropolitanos e de até composições de longa distância, que iam até o limite do estado. É conectada também com um terminal Rodoviário e Urbano, e no futuro poderá ser outra vez um hub com diversas conexões.
Atualmente a estação Brás concentra a integração entre seis linhas, sendo a parada com maior número de combinações, e em um futuro a médio prazo poderá dividir o posto com Barra Funda. Hoje as linhas 3-Vermelha do Metrô e 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM atendem a estação com 10 plataformas, que recebe uma média de 600 mil pessoas diariamente.
Em um futuro, poderá receber mais 3 atendimentos: a Linha 11-Coral [Luz-Estudantes], a Linha 13-Jade, que conecta a malha com o Aeroporto de Guarulhos, além do Trem Intercidades até Campinas. Com dez plataformas, e atualmente 4 em uso, espaços para os novos atendimentos não seria necessariamente um problema.
Remodelação do terminal
Se existem plataformas demais, na parte de cima os espaços são de menos. No horário de pico é grande a concentração de pessoas que fazem uso do espaço, mas uma remodelação poderá ajudar melhor o fluxo de quem passa pela parada com nome do time alviverde.
No ano passado, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, por meio de sua Gerência de Negócios Patrimoniais e Mídias Digitais, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, pela sua Gerência de Novos Negócios, abriram consulta pública para Concessão do Terminal Palmeiras-Barra Funda.
O uso seria para construção, reforma e exploração comercial e não se limita à análise vocacional da área, considerando, como retorno de seu investimento, as receitas que serão obtidas através da exploração comercial dos empreendimentos associados e espaços comerciais a serem construídos.
A partir das sugestões, contribuições e propostas, as empresas terão um norte para elaborar um edital para concessão do espaço.
O local, que já é um grande polo de integração entre diversos sistemas, deverá ter um incremento no número de passageiros, com os três atendimentos.
Conexão entre trens entre Campinas e o Aeroporto de Guarulhos
Quando o governo estadual concretizar o plano, o passageiro residente em Jundiaí ou Campinas terá um caminho até o Aeroporto de Guarulhos livre do trânsito das rodovias e avenidas, se claro, optar por não viajar por meio de Viracopos. A conexão do trem intercidades e da Linha 13 em Barra Funda vai permitir a conexão.
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