VLT

Coreia do Sul vai testar VLT a hidrogênio da Hyundai Rotem que purifica o ar

A cidade sul-coreana de Ulsan e a Hyundai Rotem acordaram o fornecimento de veículos leves sobre trilhos – VLT movidos a hidrogênio para testes nas localidades.

A fabricante será responsável pelo desenvolvimento do material rodante, além de atualizações de infraestrutura e sistemas de sinalização, bem como estações de recarga de hidrogênio e operação dos veículos. Cabe a cidade fornecerá suporte administrativo para o gerenciamento de linhas de teste e instalação de postos de recarga.

Em operação inédita no mundo, os veículos serão testados em uma linha não operacional de 4,6 km na região do Porto de Ulsan. O projeto também envolve a construção de um novo pátio e a instalação de estações de recarga de hidrogênio.

VLT que purifica o ar

Além de produzir apenas água como emissão, sendo um veículo não poluente, os VLTs serão equipados com filtros capazes de purificar materiais particulados do ar, e ainda liberar 107,6kg de ar limpo no mesmo período. Tecnologia semelhante já foi equipada em um veículo da empresa, lançado em 2018, e espera-se que a tecnologia possa melhorar significativamente a poluição atmosférica na cidade.

O objetivo principal do projeto será investigar a viabilidade do uso da tecnologia na malha ferroviária urbana planejada de Ulsan. O governo da cidade anunciou planos para uma rede de VLT de quatro linhas com 48,3 km. A primeira fase com 25,3 km está programada para ser concluída em 2027.

Novos contratos

A Hyundai Rotem também ganhou recentemente três contratos para reformadores de hidrogênio do Gangwon Techno Park e do Ministério do Comércio, Indústria e Energia, e começou a construção de uma instalação para produzir equipamentos de carregamento de hidrogênio no Uiwang Research Institute.

O Instituto de Pesquisa Ferroviária da Coreia (KRRI) também está desenvolvendo um veículo com velocidade máxima de 110 km/h que pode percorrer 600 km com uma única carga de hidrogênio, usando células a combustível com capacidade de 1,2 MW ou mais.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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