Metrô

Cidade da China ganha de uma só vez, 78 km de linhas de Metrô

Shenzhen, no sudeste da China, é uma metrópole moderna que liga Hong Kong ao continente chinês. Nesta semana, seus moradores viram sua malha de Metrô ser incrementada em 78 km de extensão, com a entrega de duas linhas novas. A rede passou a contar no 18 de agosto com 373 km de extensão.

A Linha 6 com 49 km, conhecida como Guangming, liga o trevo do Museu de Ciência até Songgang, e servirá os distritos de Bao’an, Guangming, Longhua, Futian e Luohu, contando com 12 estações subterrâneas e 15 estações elevadas.

O eixo Guangming, que teve sua construção iniciada em agosto de 2015, faz parte da terceira fase da expansão do metrô em Shenzhen. As estações contam com painéis solares para redução no consumo de energia, em cerca de 54,65 milhões de kWh, com um benefício econômico em de cerca de 50,47 milhões de yuans (US $ 7,3 milhões) ao longo de sua vida útil de 25 anos.

A nova linha conta com uma frota de de 51 trens Tipo A com carroceria de alumínio de seis carros, fornecidos pela CRRC Nanjing Puzhen, que operam a até 100 km/h e capacidade para até 2738 passageiros.

Já a Linha 10 com 29,3 km, conhecida como Bantian e originalmente designada como Linha 16, também foi inaugurada no mesmo dia, após testes iniciados em março.

Sua construção começou em outubro de 2015, e o projeto visa aliviar a lotada na Linha 4, anteriormente a única conexão direta de metrô no eixo norte-sul da cidade. São 24 estações nos distritos de Pinghu, Banxuegang, Huawei New Town e Meilin.

A linha será operada por uma frota de 35 trens de oito carros fornecidos pela CRRC Changchun, que podem rodar com velocidades de até 80 km/h.

Além das novas linhas, quatro novas extensões das linhas 2, 3 e 4 estão programadas para inaugurar ainda este ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus