A futura estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, estão em andamento, e neste final de semana as equipes realizaram desvios na via férrea para instalação das plataformas. Os trabalhos, segundo o presidente da companhia, Pedro Moro, em suas redes sociais, ocorreram neste domingo e devem seguir no próximo.
Todo o trabalho é de responsabilidade da iniciativa privada sob supervisão da CPTM. De acordo com Moro, a previsão de entrega é para 2022.
A estação
A Estação João Dias ficará localizada na Avenida das Nações Unidas, no distrito de Santo Amaro, em frente ao Complexo 17007 Nações Unidas. Em 2018, a construtora Brookfield Brasil ergueu um conjunto de edifícios empresariais denominado 17007 Nações, com capacidade para 10 mil pessoas, às margens da Linha 9 e da Marginal Pinheiros. Sendo considerado um polo gerador de tráfego, a Brookfield propôs a construção da Estação João Dias.
Uma parte da área do terreno do empreendimento foi deixado para a construção do mezanino da futura estação.
Em 1 de março de 2019, foi assinado um convênio entre a CPTM e a Brookfield (por meio de sua subsidiária Tegra) para construção da parada, e as obras estão em andamento entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.