Primeiro trem de alta velocidade da Índia pode atrasar

O primeiro projeto de uma ferrovia de alta velocidade na Índia pode sofrer atrasos em sua conclusão. O novo eixo de 508 km vai ligar Mumbai a Ahmedabad, e tinha a promessa de ser entregue em dezembro de 2023.

A imprensa internacional menciona que diretor da National High-Speed ​​Rail Corporation da Índia (NHSRCL), Achal Khare, vem enfrentando contratempos, incluindo o real receio de que o projeto provavelmente perca o prazo de conclusão e tenha custos mais altos.

Há paralisações nas frentes de trabalho, e até “fogo-amigo” de Uddhav Thackeray, o novo ministro-chefe do estado, que chegou a descrever o trem como um “elefante branco”.

A pandemia do novo coronavírus também ajuda a postergar o sonho de um serviço veloz, e o governo indiano proibiu a entrada de todos os estrangeiros no país, o que provavelmente afetará negativamente a implementação do projeto.

Outro problema diz respeito à diferença cada vez maior entre a rupia indiana e o iene japonês. Quando o contrato foi assinado em 2014, o valor do componente de empréstimo foi estimado em Rs 880 bilhões, mas estima-se que a queda no valor da rupia em relação ao iene tenha aumentado o custo do projeto em Rs 430 bilhões.

Se a rupia não se estabilizar, o governo indiano poderá acabar pagando substancialmente mais pelo reembolso do empréstimo, além dos pagamentos de juros ao governo japonês.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus