As estações da Linha 15-`Prata do monotrilho estão em média a 15 metros de alturas, assim como as pilastras que sustentam a viga-trilho por onde correm os trens com sete carros. No alto das paradas assim como nas composições, os passageiros contam com uma ampla visão da região.
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Acessar as plataformas, no entanto, significa subir pelo menos dois lances de escadas. E fica a pergunta: Por que as estações do monotrilho na Linha 15-Prata são tão altas?
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Em uma resposta nas redes sociais de Silvani Pereira, presidente do Metrô, diz que via e estações foram construídas nessa altura por pelo menos três motivos:
Para não interferir no tráfego das vias. Na Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, por exemplo, há trafego de cargas superdimensionadas.
Outro ponto explicado por Sivani e a integração do projeto paisagístico que revitalizou a região. Com essa altura, segundo o presidente, foi possível colocar árvores no canteiro central e permitir a passagem da luz natural. Foi uma das preocupações dos projetistas em não ter um elevado semelhante ao minhocão.
O terceiro ponto é manter a via sem grandes rampas, já que a Avenida Sapopemba, por exemplo, está em um ponto mais alto que a Avenida Anhaia Mello.