A maior linha de trólebus do mundo conta com 86 quilômetros de extensão, e está situada em uma região onde dois países reivindicam seu controle: a Criméia. O atendimento é entre a capital da Crimeia, Simferopol e a cidade costeira de Yalta, no Mar Negro. É literalmente um trólebus que corre por uma estrada.
O serviço é gerenciado pela empresa de transporte público Krymtrolleybus, e a linha foi instalada em 1959 em território ucraniano como uma alternativa para estender a linha ferroviária em Simferopol sobre as montanhas até a costa. Atualmente a região é disputada entre a Ucrânia e a Russia.
Trata-se de uma península localizada na costa norte do Mar Negro na Europa Oriental, quase completamente cercada pelo Mar Negro. É reivindicada pela Ucrânia e reconhecida como ucraniana pela maioria dos outros países, embora seja administrada pela Rússia após sua anexação em 2014.
O tempo de viagem é de 1 a 2 horas, e o trólebus atravessa as montanhas da Crimeia através do Passo de Angarskyi, atingindo 752 metros no ponto mais alto, depois desce para a cidade turística de Alushta, na costa.
Maior linha de trólebus do Brasil
A maior linha de trólebus do Brasil operou na cidade de São Paulo no final dos anos 90. Era a 307U – Tatuapé (Ceret) – Butantã (USP). De acordo com o site Plamurb, tinha 35 km de extensão no sentido Butantã e 31 km no sentido Tatuapé.
A linha foi desativada em 2001. Atualmente a 2290/10 – Terminal São Mateus / Terminal Parque do Pedro II, que possui cerca de 25 km/22 km de extensão, é a maior, e opera com aproximadamente 53 veículos.