Ônibus

Hyundai lança microônibus elétrico que pode ser recarregado com tomada doméstica

A Hyundai lançou o Hyundai County Electric, o primeiro microônibus elétrico desenvolvido pela empresa de Seul. O coletivo conta com quase 8 metros de comprimento e está equipado com uma bateria de polímero de íon de lítio e 128 kWh de alta eficiência e alta potência, que fornece um alcance de 250 km com carga total. O novo modelo poderá ter configurações entre 15 e 33 assentos.

A empresa conhecida pela fabricação de carros e trem, hoje investe na fabricação de ônibus elétricos, e em maio de 2019, lançou seu coletivo elétrico de dois andares. A empresa também está explorando oportunidades no mercado de ônibus com células de combustível: um primeiro ônibus de hidrogênio foi entregue à polícia coreana no final de 2019.

O microônibus

O veículo opera na faixa de 50 a 80 km/h, e fornece uma aceleração 30% mais rápida em comparação aos modelos a diesel. Além disso, está equipado com um sistema de freio controlado eletronicamente, com ar sobre hidráulico (AOH), com discos de freio mais robustos para lidar com o aumento do peso do veículo devido à bateria.

Por falar na bateria, o equipamento conta com 128 kWh e pode ser totalmente carregada em 72 minutos usando um sistema Combo 1 DC padrão (com base no carregamento de 150kW), o que ajuda a garantir a confiabilidade. O ônibus pode também ser carregado usando uma tomada doméstica de 220V, que leva 17 horas; um carregador de 220V é fornecido como uma opção.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus