Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM licita serviços de supervisão de obras para extensão da Linha 9 até Varginha

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM deve contratar serviços técnicos especializados de engenharia para supervisão de obras da Extensão da Linha 9-Esmeralda, no trecho entre Grajaú e Varginha.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 21 de julho de 2020, a sessão publica deve ocorrer em 25/09/2020 às 10:00 horas. A empresa informa que o edital estará disponível a partir de hoje nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.imprensaoficial.com.br e na Rua Boa Vista nº 175 – Edifício Cidade II – Térreo – Centro – São Paulo/SP, onde ocorrerá a sessão pública de processamento da licitação.

Extensão

A Linha 9-Esmeralda vai ganhar mais duas estações e a ferrovia deve crescer mais 4,5 quilômetros. Atualmente liga Osasco até Grajaú, e vai ter mais duas paradas: uma em Mendes – Vila Natal e outra em Varginha. A estimativa é de que mais 110 mil passageiros passem a utilizar o serviço diariamente.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Mais trens

Vai demandar novas composições para a operação. Atualmente a linha 9 opera com 21 trens no horário de pico. De acordo com a CPTM, está sendo definida a estratégia para compor essa frota.

Prazos

A Companhia trabalha com prazos de entregar Varginha em 2022 e Mendes-Vila Natal, que fica entre Varginha e Grajaú (atual terminal da Linha 9) em 2021.

Promessa de 2010

Em 2010, durante promessa de campanha do ex-governador Geraldo Alckmin, foi prometido a extensão. As obras só tiveram início em 2013, e de lá para cá uma série de contratempos acabaram por atrasar as construções.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus