Foto: Lucas Landin
CPTM

CPTM estuda usar duas plataformas em Calmon Viana na Linha 12-Safira

Em uma entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus, o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, ao informar algumas melhorias feitas pela empresa na Linha 12-Safira, disse que a operadora poderá no futuro usar a plataforma 3 em conjunto com a já operacional plataforma 4, para os trens que vêm da estação Brás.

De acordo com Argenton, algumas melhorias na região, junto com outras intervenções que poderão ser contratadas, devem viabilizar a operação dos espaços, e com isso melhorar a circulação das composições. Já é possível parar um trem no espaço, de acordo com o diretor de Operação e Manutenção.

Uso da plataforma 3 viabiliza linha 12 até Suzano

Como medida para ajudar o deslocamento dos passageiros no Alto Tietê, e também para desafogar a lotada Linha 11-Coral, a CPTM tem planos de levar o atendimento da Linha 12-Safira, do atual ponto final em Calmon Viana, em Poa, para a estação Suzano. A parada foi reformada e entregue em 2016, já com quatro plataformas para receber as composições da linha Safira.

Foto: Rômulo Cabrera/Agência Mural

O novo cenário foi anteriormente prometido para 2015. Mas após questionamentos do Via Trolebus, a CPTM informou que não há prazos para extensão da ferrovia, e confirmou que está nos planos da companhia.

“O projeto de ampliar a Linha 12-Safira da CPTM até a Estação Suzano continua em estudos pela companhia. Não há prazo para conclusão ou eventual implantação.” – disse a companhia em nota ao site.

Extensão dependerá de ocupação de avenida

Apesar da estação ter espaço para os trens, será preciso ocupar parcialmente da Avenida Brasil, com adequação geométrica desse viário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É revoltante a estação Suzano da linha 12 totalmente pronta, mas não tem trem, uma mediocridade de planejamento e responsabilidade incrível.

  • Notado melhorias na linha 12 porém em alguns horários principalmente no meio do dia os trens parece que se arrastam em alguns trechos como de engenheiro Goulart ao Tatuapé.
    Como Usuário desta linha é quase um sonho a diminuição de intervalos esperamos que isso realmente torne-se realidade de forma efetiva.

Publicidade

Anúncios