Em uma entrevista aos sites Diário do Transporte e Via Trolebus, o diretor de Operação e Manutenção da CPTM, Luiz Eduardo Argenton, ao informar algumas melhorias feitas pela empresa na Linha 12-Safira, disse que a operadora poderá no futuro usar a plataforma 3 em conjunto com a já operacional plataforma 4, para os trens que vêm da estação Brás.
De acordo com Argenton, algumas melhorias na região, junto com outras intervenções que poderão ser contratadas, devem viabilizar a operação dos espaços, e com isso melhorar a circulação das composições. Já é possível parar um trem no espaço, de acordo com o diretor de Operação e Manutenção.
Uso da plataforma 3 viabiliza linha 12 até Suzano
Como medida para ajudar o deslocamento dos passageiros no Alto Tietê, e também para desafogar a lotada Linha 11-Coral, a CPTM tem planos de levar o atendimento da Linha 12-Safira, do atual ponto final em Calmon Viana, em Poa, para a estação Suzano. A parada foi reformada e entregue em 2016, já com quatro plataformas para receber as composições da linha Safira.
O novo cenário foi anteriormente prometido para 2015. Mas após questionamentos do Via Trolebus, a CPTM informou que não há prazos para extensão da ferrovia, e confirmou que está nos planos da companhia.
“O projeto de ampliar a Linha 12-Safira da CPTM até a Estação Suzano continua em estudos pela companhia. Não há prazo para conclusão ou eventual implantação.” – disse a companhia em nota ao site.
Extensão dependerá de ocupação de avenida
Apesar da estação ter espaço para os trens, será preciso ocupar parcialmente da Avenida Brasil, com adequação geométrica desse viário.
comentários