Modelo de monotrilho fabricado pela BYD, que vai fornecer trens para a Linha 17
Monotrilho

Consórcio Intermunicipal diz que não existe justificativa técnica para troca do monotrilho do ABC

O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), afirmou em mais uma entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC” que não há justificativa técnica para a troca do projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze por um corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit.

As declarações foram dadas após o Metrô receber dez propostas de empresas para elaboração do anteprojeto da Linha 20-Rosa do Metrô [Santa Marina – Prefeito Celso Daniel Santo André], que deve atender a região.

Preferíamos que (no Estado) se priorizasse a Linha 18. Sequer resolveram esse impasse da Linha 18. Vejo falta de argumentos técnicos e imposição para se implantar BRT. Não enxerguei até agora razão plausível para que seja executado modelo de BRT, nada mais nada menos do que um corredor de ônibus. Agora, no que diz respeito ao monotrilho, temos série de alegações favoráveis, como velocidade, eficiência, capacidade, demanda, recursos advindos do BYD. Mais uma vez: não existe justificativa técnica para se impor BRT na região, afirmou Maranhão.

O monotrilho já havia sido descartado pelo governo estadual, mas voltou em pauta, pelo menos por algumas lideranças da região, após a chinesa BYD ter mostrado interesse em bancar o trem, inclusive as desapropriações, que era um dos principais entraves.

Já o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse em uma rede social que “não existe proposta de nenhuma empresa”. Baldy diz também que uma decisão Intersecretarial optou pelo cancelamento do projeto por conta de custos. Representantes da pasta afirmam que o BRT seria mais barato que o projeto de trens aéreos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O pessoal do ABC foi enganado pelo tal do gestor, que de gestor não tem nada, porque se tivesse construiria um monotrilho como prometido durante sua campanha para seu atual cargo. Ah além de tudo esse tal de gestor é mentiroso também. Quando isso ocorreu no ano passado, achei tudo muito estranho, porque do nada a secretária apareceu com dados tirados sabe-se lá de onde e bateu o martelo dizendo que a linha 18 estava cancelada, tudo muito estranho e suspeito.

    • Lembro que, no pouco tempo que o Márcio França ficou governador, incrivelmente foram entregues várias estações de metrô, mais até do que no ,mandato todo do Alckmin. Me parece que o PSDB odeia entregar metrô, faz questão de não fazer nada que seja público e que atenda ao povo. Esse partido tem que ser eliminado da política urgentemente.

  • Não sei porque demoraram 1 ano pra tirar essa conclusão.

    É claro como a luz solar que um monotrilho é melhor que um BRT. Inclusive, com o passar do tempo, as pessoas comecariam a utilizar o monotrilho, aumentando o movimento previsto.

  • Mas isso á mais do que óbvio,claro que essa troca foi política e sacana, deveriam averiguar a fundo os envolvidos nisso, continuo torcendo pra que jamais essa porcaria de BRT saia do papel.

Publicidade

Anúncios