O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), afirmou em mais uma entrevista ao jornal “Diário do Grande ABC” que não há justificativa técnica para a troca do projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze por um corredor de ônibus do tipo BRT – Bus Rapid Transit.
As declarações foram dadas após o Metrô receber dez propostas de empresas para elaboração do anteprojeto da Linha 20-Rosa do Metrô [Santa Marina – Prefeito Celso Daniel Santo André], que deve atender a região.
“Preferíamos que (no Estado) se priorizasse a Linha 18. Sequer resolveram esse impasse da Linha 18. Vejo falta de argumentos técnicos e imposição para se implantar BRT. Não enxerguei até agora razão plausível para que seja executado modelo de BRT, nada mais nada menos do que um corredor de ônibus. Agora, no que diz respeito ao monotrilho, temos série de alegações favoráveis, como velocidade, eficiência, capacidade, demanda, recursos advindos do BYD. Mais uma vez: não existe justificativa técnica para se impor BRT na região”, afirmou Maranhão.
O monotrilho já havia sido descartado pelo governo estadual, mas voltou em pauta, pelo menos por algumas lideranças da região, após a chinesa BYD ter mostrado interesse em bancar o trem, inclusive as desapropriações, que era um dos principais entraves.
Já o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse em uma rede social que “não existe proposta de nenhuma empresa”. Baldy diz também que uma decisão Intersecretarial optou pelo cancelamento do projeto por conta de custos. Representantes da pasta afirmam que o BRT seria mais barato que o projeto de trens aéreos.
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