Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Greve Metrô SP

Confirmado: São Paulo terá greve do Metrô nesta terça-feira (28)

Uma assembleia e votação online, promovida pelo sindicato dos metroviários, que contou com a participação de trabalhadores, decidiu por realizar uma greve em linhas operadas pelo Metrô, nesta terça-feira, 28 de julho de 2020. A entidade trabalhista diz que o Metrô quer cortar benefícios e reduzir salários.

YouTube video

Em votação, 73% dos trabalhadores votaram pela paralisação. A expectativa é que as linhas 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara], 2-Verde [Vila Madalena-Vila Prudente], 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda] e 15-Prata [Vila Prudente-São Mateus] sejam afetadas.

O Desembargador-Relator Fernando Álvaro Pinheiro, no entanto determinou, em caso de paralisação, um percentual mínimo da frota de 95% no pico e 65% nos demais horários. Em caso de descumprimento, o sindicato poderá ser multado em R$ 150 mil por dia.

A decisão da paralisação, no entanto, ocorre após a determinação de frota mínima na justiça.

“O Sindicato reafirma sua contraproposta à empresa: todos os valores descontados nos salários dos metroviários devem ser devolvidos. Se isso não for acordado, é greve! Queremos a renovação de todas as cláusulas do Acordo Coletivo” – diz um comunicado da entidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus