Informação do jornal Diário do Grande ABC da conta de que a empresa chinesa BYD teria apresentado um projeto de resgate do monotrilho da Linha 18-Bronze ao Governo Estadual.
A fabricante de ônibus, e que está investindo pesado no sistema sobre trilhos por meio de seu projeto SkyRail, estaria interessada em adquirir o Consórcio Vem ABC, que venceu licitação de PPP (Parceria Público-Privada), para construir o eixo de transporte.
A linha 18, no entanto, foi cancelada no ano passado, após o governo do estado não ter feito as desapropriações. No lugar, um corredor de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) seria erguido. Mas o BRT do ABC, que poderia ter novidades em junho, conforme disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista ao Via Trolebus, segue sem maiores definições.
O Estado só não pega o projeto se não quiser
“Apresentamos o projeto ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi (PSDB), e ele se mostrou muito entusiasmado. O interesse foi tão grande que Vinholi me disse que conversaria ainda o mais rápido possível com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Agora é aguardar. O Estado só não pega o projeto se não quiser”, declarou o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Gabriel Maranhão (Cidadania).
O Brasil está sendo uma espécie de vitrine para a BYD, já que a empresa assinou dois contratos de fabricação de dois sistemas de monotrilho, sendo um deles em Salvador e outro na Linha 17-Ouro em São Paulo.
“Se o governo destravar essa proposta, temos interesse. O grupo se disponibiliza em aportar dinheiro, caso seja necessário. Queremos retomar o projeto de monotrilho. Estamos à disposição do governo (do Estado)”, disse Segundo o diretor de negócios da BYD, Alexandre Liu.
A linha 18 teria 15 quilômetros de extensão, e ligaria a estação Tamanduateí até São Bernardo do Campo. Transportaria, por dia, aproximadamente 315 mil passageiros por dia.
comentários