A linha 18-Bronze do monotrilho é considerado como extinto pela secretaria dos Transportes Metropolitanos. Mas após um grupo chinês ter mostrado interesse no projeto, forças do ABC paulista, região que seria beneficiada pelo novo eixo de transporte, tem se movimentando para tentar ressuscitar o meio de transporte.
O grupo Chinês BYD, que tem interesse em ressuscitar a extinta Linha, teria dito que bancaria as desapropriações do meio de transporte, de acordo com mais uma reportagem do site Diário do Grande ABC.
“Se for necessário, estamos dispostos a realizar as desapropriações. Basta saber se é possível que uma empresa privada possa realizar este tipo de trâmite. Mas reforço a informação, a BYD se coloca inteiramente à disposição do governo do Estado para que a Linha 18 seja executada com tecnologia de monotrilho”, declarou o diretor de negócios da BYD, Alexandre Liu, ao jornal.
Em reunião ocorrida na semana passada em conjunto das Comissões de Transportes e Comunicações e de Assuntos Metropolitanos e Municipais, na Assembleia Legislativa, o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy, falou sobre os motivos dos cancelamentos da linha 18, sendo que as desapropriações eram um deles.
“Elas (desapropriações) se iniciavam em R$ 600 milhões que atualizados chegava a aproximadamente R$ 1 bilhão, portanto a atualização do custo de obra em um objeto em que temos uma realidade como a Linha 15, com todos os desafios que já enfrentamos, uma realidade da Linha 17, com toda a paralisação e atraso, nós não deixaríamos que seja de defesa de vossa excelência”, diz o titular da pasta.
No ano passado o governo estadual cancelou a Linha 18 e anunciou um BRT por conta de custos e economia de recursos na troca do modal. O eixo de transporte vai ligar a capital até São Bernardo do Campo, passando por São Caetano do Sul e Santo André.
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