Foto: Concessionária VLT Carioca
VLT

VLT do Rio de Janeiro completa 4 anos nesta sexta

O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no Rio de Janeiro completou quatro anos de operação nesta sexta-feira, 05 de Junho de 2020.

O meio de transporte corta o Centro e o Porto da cidade, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano — metrô, trens, ônibus e barcas, além de aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros.

Foto: Mariordo (Mario Roberto Durán Ortiz)

A introdução do VLT foi parte de um antigo projeto de revitalização da região central do Rio de Janeiro, que ganhou vida quando a cidade foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

O trem-leve entrou no lugar do Elevado da Perimetral, uma via expressa que cercava a região. Foi erguido um boulevard à beira da Baía da Guanabara rodeado por atrações culturais e turísticas.

São ao todo três linhas e 29 estações, e o VLT é totalmente livre de catenárias por meio de uma tecnologia desenvolvida pela fabricante dos trens, a Alstom. A frota é composta por 32 trens Citadis, com 44 metros de comprimento e capacidade para 420 passageiros.

Sistema inédito de cobrança de tarifa

A cobrança na passagem é feita por forma espontânea, onde o passageiro valida o bilhete em validadores espalhados pelo trem, sem que se tenha cobrador ou catraca. O passageiro que não validar o bilhete, pode ser multado por fiscais nas linhas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus