O sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT no Rio de Janeiro completou quatro anos de operação nesta sexta-feira, 05 de Junho de 2020.
O meio de transporte corta o Centro e o Porto da cidade, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano — metrô, trens, ônibus e barcas, além de aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros.
A introdução do VLT foi parte de um antigo projeto de revitalização da região central do Rio de Janeiro, que ganhou vida quando a cidade foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.
O trem-leve entrou no lugar do Elevado da Perimetral, uma via expressa que cercava a região. Foi erguido um boulevard à beira da Baía da Guanabara rodeado por atrações culturais e turísticas.
São ao todo três linhas e 29 estações, e o VLT é totalmente livre de catenárias por meio de uma tecnologia desenvolvida pela fabricante dos trens, a Alstom. A frota é composta por 32 trens Citadis, com 44 metros de comprimento e capacidade para 420 passageiros.
Sistema inédito de cobrança de tarifa
A cobrança na passagem é feita por forma espontânea, onde o passageiro valida o bilhete em validadores espalhados pelo trem, sem que se tenha cobrador ou catraca. O passageiro que não validar o bilhete, pode ser multado por fiscais nas linhas.
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