YouTube video
Trens Regionais

Ministério da Infraestrutura analisa dois projetos de trem de passageiros no DF e no Paraná

O Governo Federal analisa o apoio e introdução de serviços de trens de passageiros de média distância, de acordo com Vicente Abate, presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, em uma coletiva de imprensa para veículos de comunicação do setor, que contou com a participação do Via Trolebus.

Há pelo menos seis projetos no radar, sendo que dois deles estariam mais adiantados, cada um com cerca de 100 km de extensão em vias férreas que eram usadas pelo transporte de cargas.

Há 10 dias nós recebemos o convite do ministério da infraestrutura para que a industria pudesse participar do desenvolvimento de trem de passageiro no âmbito federal” –  afirmou Vicente.

De acordo com o presidente da Associação, o mais avançado é a ligação entre Maringá e Londrina, no estado do Paraná. O trem seria de média velocidade, rodando com velocidade de até 120 km/h, sendo competitivo ao transporte rodoviário. Outro eixo em estudo é a ferrovia entre Luziana e Brasilia.

Sem prazos concretos e modelagem definida, Vicente disse que o “ministério da infraestrutura tem esse olhar para o transporte de passageiros de média distância”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus