A ferrovia que corta o ABC Paulista poderá no futuro ter cinco novas conexões com novas ligações da malha metroferroviárias, e junto com um upgrade no sistema de sinalização, pode ganhar mais usuários. A linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, transporta em tempos sem pandemia, um pouco mais de 400 mil passageiros por dia. São previstos conexões com 2 novas linhas do metrô, duas novas da CPTM, e duas extensões de linhas existentes:
Estação ABC
Antiga parada Pirelli, que fica entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava, poderá no futuro ter conexão com duas novas ligações da CPTM: A Linha 14-Ônix que deve ligar a região até Guarulhos, e o futuro Arco-sul, que iria até Alphaville.
Estação Prefeito Celso Daniel – Santo André
Ponto de conexão com o corredor São Mateus-Jabaquara, tem previsão de receber uma ligação com a futura Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar a região até a Lapa e Santa Mariana.
Estação Ipiranga
Será um grande ponto de conexão entre a Linha 10-Turquesa e as atuais linhas 5-Lilás e 15-Prata do monotrilho.
Estação Parque da Mooca
Parada entre as estações Mooca e Ipiranga, haverá conexões com a Linha 16-Violeta, que por sua vez ligará a região da Paulista (Oscar Freire) até Cidade Líder. Há estudos também de levar a Linha 13-Jade até a conexão.
Qual a conexão mais próxima da realidade?
Das ligações descritas acima, a conexão com a Linha 15-Prata em Ipiranga é que tem mais chance de se tornar realidade a médio prazo, com promessas de viabilização da extensão ainda na atual gestão. Já a Linha 20 em Santo André, há um cenário sendo construído para que a Linha opere em 2030, com a contratação de estudos. Já as demais, não há prazos.
comentários