Com a antecipação de renovação de concessões de empresas de transportes de cargas por trilhos, a industria nacional espera investimentos na ordem de R$ 40 bilhões, de acordo com Vicente Abate, presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, em uma coletiva de imprensa para veículos de comunicação do setor, que contou com a participação do Via Trolebus.
Já somados os investimentos das novas concessões, o valor pode chegar de R$ 50 a 60 bilhões em um período de até 10 anos.
No entanto, Vicente Abate alerta para a crise no setor, por conta da ociosidade de pedidos. “Talvez a gente não consiga chegar até lá. Já fizemos um movimento junto ao BNDES no sentido de ter um financiamento para as concessionárias em termo de capital de giro. O BNDES poderia dar um financiamento atrativo para as concessionárias de cargas, para antecipar seus volumes de 2021 para o segundo semestre desse ano. Se não houver nada nesse sentido, a industria para no segundo semestre” – disse Vicente Abate.
No mês passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT determinou a prorrogação do contrato de concessão da Malha Paulista, administrada pela concessionária Rumo S.A..
Outras concessionárias como a MRS Logística que administra uma malha de 1.686 km de trilhos, a Estrada de Ferro Carajás, com 892 km e Estrada de Ferro Vitória-Minas (895 km), essas duas últimas da Vale, estão na lista para renovar seus contratos.
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