Aviação VLT

Antonov leva VLT de levitação magnética da Alemanha para a China para testes

O aeroporto de Munique, na Alemanha, embarcou uma encomenda inusitada para Chengdu, na China, transportada por meio de uma aeronave da Antonov Airlines, o modelo 124-100. Trata-se da primeira versão de produção do veículo urbano de maglev do Max Bögl Group, uma grande empresa de construção multinacional alemã.

A unidade conta com dois carros e será usada em uma via de 3,5 km que Max Bögl e o parceiro local Xinzhu construíram para demonstrar o conceito de Sistema de Transporte maglev de baixa a média velocidade para uso urbano.

Um comboio de levitação magnética ou Maglev (em inglês: Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um trem que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.

O sistema é uma nova versão do Transrapid maglev da Alemanha, com a empresa construindo um pequeno caminho de teste em Sengenthal, perto de Nürnberg, para refinar a infraestrutura, o veículo e a tecnologia de controle.

O trem usa vigas-trilho com 1,2 m de altura e 23,5 m de comprimento, que, segundo o fornecedor, é mais leve que o necessário para veículos com rodas de aço convencionais e visa reduzir os custos de implantação.

A empresa Westermo projetou e forneceu a rede de comunicação de dados para o meio de transporte chamado TSB – Sistema de Transporte Bögl e a implementou nas pistas de teste de Max Bögl em Sengenthal, na Alemanha e Chengdu, na China. A solução é uma arquitetura de rede Ethernet em anel redundante, construída com tecnologias sem fio e com fio para máxima confiabilidade e disponibilidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus