Estação de Valinhos - Rota do Trem Intercidades e estação que deverá ser atendida pelo trem parador entre Jundiaí e Campinas
Trens Regionais

Trem Intercidades: “Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil”

Em entrevista a Portais de Mobilidade ao vivo no canal do Via Trolebus no YouTube, o ex-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Sérgio Avelleda, lembrou que no passado o Brasil teve uma rede de médio e longo percurso de trens, mas que sucumbiu por falta de investimentos.

Avelleda foi ainda presidente do Metrô de São Paulo e secretário de mobilidade e transportes de São Paulo, e comentou após uma pergunta feita ao presidente da CPTM, Pedro Moro, sobre o atual projeto de trem intercidades.

“Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil. Infelizmente, a falta de investimento foi reduzindo a qualidade, degradando a qualidade, reduzindo passageiro, levou a mais falta de investimento até a completa inviabilidade operacional desses trens. Hoje a gente luta com muita energia pela retomada do trem intercidades”, afirmou Avelleda.

O ex-secretário citou ainda o exemplo da Holanda, que em qualquer vilarejo há acesso a uma estação de trem que permite a conexão com a malha nacional sobre trilhos. Avelleda ainda acredita que o projeto não deve ser encarado com uma única linha de trem “Ele é um projeto de redesenho urbano da grande macrometropole de São Paulo-Campinas“.

Entrevista na íntegra:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus