Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

CPTM pretende iniciar este ano modernização que pode viabilizar a Linha 11 até a Barra Funda

Em entrevista a Portais de Mobilidade ao vivo no canal do Via Trolebus no YouTube, o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, disse que a empresa pretende iniciar uma modernização na via no trecho entre o Brás e a estação Palmeiras-Barra Funda.

“A gente tem uma remodelação nas vias para poder fazer a ligação entre a Barra Funda e o Brás ser mais efetiva, para distribuir melhor a demanda. Iniciar a implantação ainda neste ano.” –  disse Moro.

A Companhia tem planos de levar a Linha 11-Coral da Luz até a Barra Funda, mas há trabalhos a serem feitos, como a remodelação nas vias. Além disso, o Expresso Leste precisa de um novo sistema de sinalização. Moro comentou que estão nos planos da operadora, “finalizar os projetos de modernização de infraestrutura nas linhas 10 e 11, principalmente em sinalização e energia”.

Problema na estação da Luz

Durante o horário de pico, sem o período da pandemia, a CPTM tem problemas por conta do grande fluxo de passageiros, frente à estrutura da estação da Luz, que não pode ser amplamente modificada por conta de sua edificação ser tombada por órgãos do patrimônio histórico.

O ex-presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, lembrou que a parada foi concebida para ter outro tipo de uso. “Estação Luz não foi desenhada para estação de trens urbanos. Foi desenhada para trens de longa distância no final do século XIX, começo do século XX” –  disse Avelleda.

Entrevista na íntegra:

YouTube video

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus