Em entrevista a Portais de Mobilidade ao vivo no canal do Via Trolebus no YouTube, o ex-presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Sérgio Avelleda, lembrou que no passado o Brasil teve uma rede de médio e longo percurso de trens, mas que sucumbiu por falta de investimentos.
Avelleda foi ainda presidente do Metrô de São Paulo e secretário de mobilidade e transportes de São Paulo, e comentou após uma pergunta feita ao presidente da CPTM, Pedro Moro, sobre o atual projeto de trem intercidades.
“Até os anos 1980, a gente teve uma rede que funcionava muito bem no Brasil. Infelizmente, a falta de investimento foi reduzindo a qualidade, degradando a qualidade, reduzindo passageiro, levou a mais falta de investimento até a completa inviabilidade operacional desses trens. Hoje a gente luta com muita energia pela retomada do trem intercidades”, afirmou Avelleda.
O ex-secretário citou ainda o exemplo da Holanda, que em qualquer vilarejo há acesso a uma estação de trem que permite a conexão com a malha nacional sobre trilhos. Avelleda ainda acredita que o projeto não deve ser encarado com uma única linha de trem “Ele é um projeto de redesenho urbano da grande macrometropole de São Paulo-Campinas“.
Entrevista na íntegra: